04 janeiro 2008

Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa

Situado na Estação da Luz em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa é o primeiro museu exclusivamente dedicado à uma língua.
O projeto para a realização do museu começou em 2002 e foi inaugurado em 20.03.2006. Desde então, o museu recebeu mais de 1 milhão de visitantes. A maioria dos visitantes são estudantes e jovens, principalmente de São Paulo e seus arredores.
Museu Moderno
O MLP caracteriza-se por ser um dos museus mais modernos do mundo. As várias exposições são distribuídas em três pavimentos e incluem técnicas modernas, dinâmicas e interativas!
Linha do Tempo
Traz a cronologia da história da língua portuguesa desde 4.000 a.C. até hoje.
Totens interativos
Mostram as línguas que influenciaram a língua portuguesa do Brasil.
Telão de projeção
Uma parte espectacular do museu é o telão de projeção, que mede mais de 100 metros. Nessa passarela os filmes de várias temáticas, como literatura, música, culinária, cinema, esportes etc..., são apresentadas simultâneamente cada 6 minutos. De tal maneira o espectador obtém uma imagem global da cultura e da(s) língua(s) brasileira(s).
Beco das palavras
O beco das palavras é um jogo interativo, onde os visitantes podem juntar partes de palavras portuguesas, ouvir sua pronúncia e ver a sua visualisação.
Árvore das palavras
A árvore das palavras abrange todo o espaço vertical do museu. No primeiro pavimento, a árvore contém a etimologia (ou seja a origem) do vocabulário português – grego e latim. No segundo pavimento já encontra se a palavra escrita em português. Finalmente no terceiro pavimento as palavras estão visualizadas em objetos.
Planetário das palavras
Para quem quer mergulhar num outro mundo, deve visitar o planetário das palavras, onde do chão até o céu as palavras “flutuam” por você.
Exposição temporária
Nesse ambiente, o museu possui um pavimento dedicado exclusivamente a exposições temporárias. A primeira exposição iniciou com os 50 anos de de um clássico da literatura brasileira: Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Outras exposições como Clarice Lispector e
Gilberto Freyre continuam a atrair o público.

por Anna CsillaBanföldy/ Markus Ebenhoch