11 março 2015

A mostra da cultura brasileira no Mirabellgarten em Salzburg


A ideia do projeto “Aukunft” com a mostra da cultura brasileira nasceu no outono de 2013 quando a curadora austríaca, Marianne Figl, me pediu para procurar músicos e outros artistas brasileiros para este projeto no verão de 2014. O objetivo principal do projeto era dar espaço para artistas se conhecerem e criarem juntos algo novo, mas o tema especial foi o Brasil, por causa da copa do mundo de 2014 no Brasil.
Entre novembro de 2013 e maio de 2014 nós nos encontramos com muitos artistas austríacos e brasileiros e discutimos o que e como podemos apresentar juntos. Enfim começamos com 16 artistas e grupos a preparação da mostra com alguns workshops e uma festa do Brasil. Procuramos apoio financial para realizá-la e preparamos propagandas para jornais e outras mídias.
 Até junho comunicavamos pelos inúmeros e-mails com os participantes do projeto no Brasil e consegui preparar os vídeos do Rafuco no Rio de Janeiro e as pinturas da arte naif de São Paulo para apresentar no vernissage do dia 27 de junho. E esperei que tudo desse certo no vernissage.
No dia do vernissage tudo ficou pronto e seis vídeos do Rafuco correram bem mostrando os problemas atuais do Brasil com ironia e humor. A apresentação da arte naif “Futebol na arte” mostrou o grande amor dos brasileiros pelo futebol. Outra apresentação das fotos do Brasil deu informações gerais sobre o Brasil, desde cenas cotidianas até os monumentos célebres.  Foi uma jóia!
Na noite da sexta-feira do dia 7 de julio foi uma noite afro-brasileira. Graças a Deus, o tempo ficou perfeito! Às 17.30 começamos com a dança do grupo austríaco na beira do rio Salzach com percussionistas. Depois o jogo do grupo, Abada-Capoeira, seguiu com a sua música com atabaque, berimbau e pandeiro na frente da igreja do Cristo. Suas canções e percussões se unificaram com os movimentos dos capoeiristas e faziam uma beleza única.
De lá o grupo de samba “Tudo bem” e o grupo de maracatu “Encontro” desfilaram com seus toques vigorosos, um ritmo rápido e alegria e outro ritmo grave e digno da áfrica e o som dos tambores voou na cidade. Depois os grupos e os espectadores desfilaram em procissão por um tempinho e entraram no jardim do palácio Mirabell e lá cada grupo fez seu show pequeno mais uma vez. E todo mundo encontrou no espaço do pavilhão, onde tinha a exibição do projeto com pinturas e objetos dos artistas austríacos e também as projeções de vídeos e fotos. Todos os grupos fizeram seus espetáculos principais em frente ao pavilhão e receberam grande aplauso do grande publico.
Todo mundo aproveitou essa noite brasileira com caipirinhas, empanadas e outras boas coisas, dançando e batendo palmas. Foi uma noite muito brasileira e inesquecível! Para os brasileiros foi muito mais, porque o Brasil venceu a Colômbia nas quartas de final da copa do mundo em Fortaleza. Talvez nossa energia gigante tenha alcançado até a seleção brasileira lá no norte do Brasil.
Viva a cultura brasileira e o espírito afro-brasileiro!
por Sayoko Kaschl