25 janeiro 2007

Rio de Janeiro e os cariocas 8

Um dia no maracanã

por Nikola Weiser

Todo carioca tem o seu time preferido de futebol. Seja Flamengo ou Botafogo, Vasco ou Fluminense. Ele é mais fiel a seu time do que à sua esposa. Quando ele escolher o seu time, vai desprezar os outros para sempre.
Quando você estiver no Brasil, o país mais louco por futebol, tem de visitar o estádio do Maracanã. Antes do jogo, encontre-se com a sua galera vestida com as cores do seu time e tome alguns chopinhos. Depois de ter conseguido um lugarzinho no meio da multidão, escolha o lugar no lado do seu time onde o caos está no seu máximo. Durante o jogo faça como o carioca:

  • Abane a bandeira do seu time
  • tome chopinhos
  • desmoralize o juiz
  • continuamente grite o nome do seu time


Se o seu time fizer um gol, pule, chore e dê um abraço para o estrangeiro pulando ao seu lado. Fique nessa euforia no mínimo por cinco minutos. No caso triste, se acontecer o contrário, o seu lado do estádio vai ficar em silêncio por, pelo menos, cinco minutos. Depois converse com a pessoa mais perto de você sobre o quem teria sido o responsável por esse descuido. Acuse:

a) a crise econômica do país

b) a crise política

c) a migração dos melhores jogadores do Brasil para a Europa

d) a igreja e

e) os bicheiros (= os organizadores do jogo do bicho).


No caso catastrófico, se o seu time perder, tire a sua camisa e saia de fininho. Não tem nada mais humilhante para um carioca se for zombado por fãs triunfados no maracanã. Se o seu time ganhar, embrulhe-se na sua bandeira, grite o nome do seu time, aproveite cada oportunidade para zombar dos fãs vencidos e vá a um boteco para tomar alguns chopes.